You are currently viewing A Ascensão da IA e os Investidores

A Ascensão da IA e os Investidores

A Ascensão da AI e os Investidores

Em uma análise do impacto da inteligência artificial (IA) na economia e nos mercados financeiros, o psicólogo Amos Tversky, que estudou a "estupidez natural", é citado. O texto mostra como a IA provocou entusiasmo e especulação excessivos, o que beneficiou algumas empresas como Nvidia, Microsoft ou Alphabet, mas que também expôs os investidores ao risco de bolhas e más decisões. Ele sugere que a economia comportamental, que estuda o viés e o erro humanos, pode ajudar a entender e explorar melhor a IA.

“Em minha vida, testemunhei duas demonstrações de tecnologia que achei inovadoras.
A primeira vez foi em 1980, quando fui apresentado a uma interface gráfica de usuário, precursora de todos os sistemas operacionais modernos, incluindo o Windows. Sentei-me com a pessoa que me mostrou a demonstração, um programador brilhante chamado Charles Simonyi1, e imediatamente começamos a pensar em todas as coisas que poderíamos fazer com uma abordagem tão amigável ao computador. Charles acabou se juntando à Microsoft, o Windows se tornou a espinha dorsal da Microsoft, e o pensamento que fizemos depois dessa demonstração ajudou a definir a agenda da empresa para os próximos 15 anos.

A segunda grande surpresa veio no ano passado. Conheci a equipe OpenAI2 desde 2016 e fiquei impressionado com seu progresso constante. Em meados de 2022, eu estava tão animado com o trabalho deles que os desafiei a treinar uma inteligência artificial para passar em um exame avançado de biologia. Certifique-se de que eles são capazes de responder a perguntas para as quais não foram especificamente treinados. (Escolhi a AP Bio porque o exame é mais do que apenas regurgitação de fatos científicos – ele pede que você pense criticamente sobre biologia). Se você puder fazer isso, eu disse, você terá feito um verdadeiro avanço.
Pensei que esse desafio os manteria ocupados por dois ou três anos. Eles terminaram em apenas alguns meses.”

À medida que a corrida para desenvolver serviços de IA mais poderosos, como o ChatGPT3, se acelera, alguns reguladores estão confiando em leis antigas para controlar a tecnologia que pode interromper a maneira como as empresas e os negócios operam. A União Europeia está na vanguarda do desenvolvimento de novas regras de IA que podem servir como referência global para abordar as preocupações de privacidade e segurança levantadas pelos rápidos avanços na tecnologia de IA generativa que sustenta o serviço ChatGPT da OpenAI. Mas levará vários anos para que a legislação seja aplicada.

“Na ausência de regulamentação, a única coisa que os governos podem fazer é aplicar as regras existentes”, disse Massimilano Cimnaghi, especialista europeu em governança de dados da consultoria BIP. “Se é sobre proteger dados pessoais, eles aplicam leis de proteção de dados, se é uma ameaça à segurança das pessoas, há regulamentos que não foram definidos especificamente para IA, mas ainda são aplicáveis.”

Em abril, os órgãos nacionais de vigilância da privacidade na Europa criaram uma força-tarefa para abordar questões relacionadas ao ChatGPT depois que o regulador italiano Garante tirou o serviço do ar, acusando a OpenAI de violar o GDPR4 da UE, um regime de privacidade de longo alcance promulgado em 2018. O ChatGPT foi restabelecido depois que a empresa americana concordou em instalar recursos de verificação de idade e permitir que usuários europeus bloqueassem suas informações para que não fossem usadas para treinar o modelo de IA.

1 Antigo funcionário da Microsoft, é o homem por trás de alguns dos softwares mais bem-sucedidos da empresa, incluindo Word e Excel.
2 OpenAI é uma empresa de pesquisa em inteligência artificial (IA) fundada em 2015 por um grupo de líderes em tecnologia, o objetivo da empresa é desenvolver IA avançada de forma segura e benéfica para a humanidade.
3 É um chatbot com inteligência artificial (IA) que interage com humanos e fornece soluções em texto para diferentes questionamentos e solicitações. Desenvolvido pela OpenAI, o software é capaz de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos e muito mais — tudo isso com uma linguagem fluida e natural, semelhante à humana.
4 Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), um rigoroso conjunto de regras sobre privacidade válido para a União Europeia, mas que também afeta pessoas em outras partes do mundo, inclusive no Brasil.

Deixe um comentário